quinta-feira, setembro 27

Emoticon pode ter mais de 25 anos

Achei essa matéria do Geek.
Muito curioso isso. Não podia deixar de postar! Existe coisa mais POP que emoticons? Eu por exemplo, não consigo teclar com meus amigos no msn sem os meus "smiles" e emoticons! Adooooro.

O emoticon pode ter bem mais do que um quarto de século. O site Snopes.com, especializado nas chamadas lendas urbanas, contesta a informação de que o emoticon tenha sido inventado em 1982 por um professor da Universidade Carnegie Mellon.

De acordo com Barbara Mikkelson, responsável pelo Snopes, apesar de Scott E. Fahlman, o professor em questão, ter sido o primeiro a usar online o símbolo :-), o emoticon foi usado pela primeira vez na edição de maio de 1967 da revista Reader´s Digest. Na publicação, um texto faz referência a uma pessoa identificada apenas como Tia Ev, que seria "a única capaz de escrever uma expressão facial". O símbolo usado era "–)", que segundo o texto significa uma expressão irônica, como uma língua colada à bochecha.

Para o site The Inquirer, porém, não ficou claro como Mikkelson teve acesso a uma cópia dessa antiga edição da revista.

Quase um século antes, o célebre escritor e humorista Ambrose Bierce compôs um ensaio intitulado "For Brevity and Clarity", no qual ele utiliza parênteses curvados para cima, de modo a representar uma boca sorrindo, citou o site The Emory Wheel. Ele propôs que essa nova forma de pontuação fosse chamada de "marca do riso" e fosse "anexada, com o ponto final, para toda sentença irônica ou jocosa".

Além disso, o artigo dedicado ao emoticon na enciclopédia livre Wikipédia cita ainda o uso do número 73 no código Morse como expressão de "amor e beijos", mais tarde reduzido ao formal "lembranças" ("best regards"), que foi documentado em 1857 pelo National Telegraphic Review and Operators Guide.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial